Plano Político-Pedagógico
1. Identidade da Escola
- Nome: Escola Papillon
- Missão: Promover o ensino de idiomas com qualidade, afeto e compromisso social, respeitando a pluralidade de saberes e trajetórias.
- Visão: Ser referência em educação linguística humanizada e acessível, contribuindo para a formação de sujeitos autônomos, críticos e plurilíngues.
- Valores: Cuidado, ética, pluralidade, afeto, justiça social, inclusão, criatividade, excelência pedagógica.
2. Justificativa e Finalidades
- Oferecer ensino de idiomas voltado à comunicação real, ao desenvolvimento de projetos de vida e ao fortalecimento de identidades.
- Democratizar o acesso ao aprendizado de línguas por meio de ações afirmativas, bolsas e turmas sociais.
- Contribuir para a formação integral do aluno, reconhecendo a dimensão afetiva, social e cultural da aprendizagem.
3. Princípios Pedagógicos
- Abordagem comunicativa, com foco em uso real da língua.
- Respeito ao ritmo, aos saberes e aos objetivos de cada aluno.
- Integração entre língua, cultura e identidade.
- Processos avaliativos formativos, qualitativos e contínuos.
- Currículo flexível e centrado em projetos e experiências significativas.
4. Organização Curricular
- Idiomas oferecidos: Francês, Português para Estrangeiros, Italiano, Espanhol e Inglês.
- Modalidades: Aulas individuais, em grupo, preparatórios para exames, oficinas culturais.
- Materiais: Produção autoral, recursos multimodais, papelaria pedagógica e elementos lúdicos.
- Planejamento por níveis, projetos e objetivos comunicativos.
5. Metodologia
- Aulas fundamentadas na personalização, interação e construção coletiva do conhecimento.
- Utilização de recursos diversos (mídias, jogos, arte, papelaria pedagógica, música, etc.).
- Ênfase na escuta ativa, no acolhimento e no desenvolvimento da autonomia.
- Integração entre ensino online e experiências tangíveis (kits, atividades manuais, etc.).
6. Avaliação
- Diagnóstico inicial personalizado
- Acompanhamento contínuo
- Avaliação formativa com devolutivas qualitativas
- Portfólios, autoavaliação e projetos como instrumentos principais
- Sem foco em provas padronizadas, exceto quando solicitado (como em exames oficiais)
7. Política de Inclusão e Diversidade
- Ações afirmativas (cotas e bolsas)
- Acolhimento de múltiplas identidades e trajetórias
- Produção de materiais diversos e anticapacitistas
- Formação continuada da equipe para práticas antidiscriminatórias
- Representatividade nas práticas e comunicações da escola
8. Gestão Participativa
- Gestão horizontal, colaborativa e dialógica
- Espaços de escuta ativa para alunos e equipe
- Processos de autoavaliação institucional
- Envolvimento da comunidade em eventos e decisões pedagógicas
9. Projetos e Ações Complementares
- Clube de conversação gratuito
- Oficinas temáticas (cultura, cinema, literatura)
- Evento anual de integração e troca cultural
- Produção de materiais autorais e recursos digitais
- Parcerias com instituições para fomento à educação linguística inclusiva
10. Avaliação e Atualização do PPP
O presente plano será revisado anualmente com base nas vivências pedagógicas, na escuta da comunidade e nas transformações do contexto social.